
Mapas de conversação em Diabetes
Conversar e sanar dúvidas
A ADIFI busca ensinar e discutir informações sobre o diabetes, permitindo que os usuários do Instituto entendam melhor a doença e como cuidar dela.
Mapa de Conversação em Diabetes, é uma estratégia educativa, que utiliza ilustrações lúdicas e interativas para ajudar os pacientes a entender a condição crônica do diabetes e promover o autocuidado. A estratégia tem sido comprovadamente eficaz em estudos realizados em diferentes países e é considerada uma ferramenta que viabiliza a interação entre profissionais da saúde e os usuários do Instituto ADIFI .
O Mapa de Conversação como estratégia de aprendizagem participativa
Mapa de Conversação em Diabetes como uma estratégia educativa permite a interação entre profissionais de saúde e os usuários. Esse método ajuda a melhorar o conhecimento dos profissionais sobre o diabetes e suas práticas de autocuidado, enquanto ajuda os usuários do Instituto ADIFI a entender como suas ações afetam sua saúde. Os profissionais aprenderam a importância do diálogo e da escuta qualificada para superar as barreiras para o autocuidado do usuário e que uma comunicação criativa e contextualizada é essencial para garantir a compreensão do portador do diabetes. A estratégia permite que os usuários perceberam a necessidade de valorizar as questões abordadas para desenvolver novas práticas educativas individuais ou coletivas no controle do diabetes.
Revendo estratégias do cuidado
O principal objetivo no mapa de conversação é fazer com que as pessoas com diabetes revejam conceitos aplicados à doença de forma ampla e adquiram o amadurecimento proporcionado pela troca de vivências, com a orientação dos profissionais, entendendo como a doença age no organismo humano e como é possível controlá-la.
Mudança no estilo de vida
No controle do pré-diabetes, existem passos simples que você pode seguir para mudar as coisas, como adaptar suas escolhas alimentares e aumentar sua atividade física diária para inclusive perder peso, se necessário.
