top of page


Prevenção

Sintomas de Diabetes

Os seguintes sintomas de diabetes são típicos. No entanto, algumas pessoas com diabetes têm sintomas tão leves que passam despercebidos.

Sintomas comuns de diabetes:

  • Urinar com frequência

  • Sentir muita sede

  • Sentir muita fome – mesmo que você esteja comendo

  • Fadiga extrema

  • Visão embaçada

  • Cortes / contusões que são lentas para curar

  • Perda de peso – mesmo que você esteja comendo mais (tipo 1)

  • Formigamento, dor ou dormência nas mãos/pés (tipo 2)

A detecção precoce e o tratamento do diabetes podem diminuir o risco de desenvolver as complicações do diabetes.

Embora existam muitas semelhanças entre o diabetes tipo 1 e tipo 2, a causa de cada um é muito diferente. E o tratamento geralmente é bem diferente também. Algumas pessoas, especialmente adultos que são recém-diagnosticados com diabetes tipo 1, podem ter sintomas semelhantes ao diabetes tipo 2 e essa sobreposição entre os tipos pode ser confusa. 

Os Sintomas podem aparecer de repente?

Em pessoas com diabetes tipo 1, o início dos sintomas pode ser muito súbito, enquanto no diabetes tipo 2, eles tendem a surgir mais gradualmente, e às vezes não há sinais.

Os sintomas às vezes ocorrem após uma doença viral. Em alguns casos, uma pessoa pode chegar ao ponto de cetoacidose diabética (CAD) antes que um diagnóstico tipo 1 seja feito.

A CAD ocorre quando a glicose no sangue (açúcar no sangue) é perigosamente alta e o corpo não consegue obter nutrientes nas células por causa da ausência de insulina. O corpo então quebra o músculo e a gordura para obter energia, causando um acúmulo de cetonas no sangue e na urina.

Os sintomas da CAD incluem um odor frutado na respiração, respiração pesada e sobrecarregada e vômitos. Se não for tratada, a CAD pode resultar em estupor, inconsciência e até morte.

As pessoas que têm sintomas – do tipo 1 ou da CAD – devem entrar em contato com seu médico imediatamente para um diagnóstico preciso. Tenha em mente que esses sintomas também podem sinalizar outros problemas.

Algumas pessoas com tipo 1 têm um período de "lua de mel", uma breve remissão dos sintomas enquanto o pâncreas ainda está secretando um pouco de insulina. A fase de lua de mel geralmente ocorre depois que alguém começou a tomar insulina. Uma lua de mel pode durar apenas uma semana ou até um ano. Mas é importante saber que a ausência de sintomas não significa que o diabetes desapareceu. O pâncreas acabará por ser incapaz de secretar insulina e, se não for tratado, os sintomas retornarão.

Sintomas do início do diabetes tipo 1 em um bebê ou criança

A criança pequena que está urinando com frequência, bebendo grandes quantidades, perdendo peso e se tornando cada vez mais cansada e doente é a imagem clássica de uma criança com diabetes tipo 1 de início recente. Se trata-se de uma criança que já utiliza o banheiro de forma independente e à noite começa a ter acidentes e molhar a cama novamente, o diabetes pode ser a causa.

Embora seja fácil fazer o diagnóstico de diabetes em uma criança, verificando a glicose no sangue (açúcar no sangue) no consultório do médico ou na sala de emergência, a parte complicada é reconhecer os sintomas e saber levar a criança para ser verificada. Aumentar a conscientização de que as crianças pequenas, incluindo bebês, podem ter diabetes tipo 1 pode ajudar os pais a saber quando verificar se há diabetes tipo 1.

Às vezes, as crianças podem estar em cetoacidose diabética (CAD) quando são diagnosticadas com diabetes. Quando há falta de insulina no corpo, o corpo pode acumular altos níveis de um ácido chamado cetonas. A CAD é uma emergência médica que geralmente requer hospitalização e cuidados imediatos com insulina e fluidos intravenosos. Após o diagnóstico e no início do tratamento, algumas crianças podem passar por uma fase em que parecem estar produzindo insulina suficiente novamente. Isso é comumente chamado de "fase de lua de mel". Pode parecer que o diabetes foi curado, mas com o tempo eles exigirão doses apropriadas de insulina para manter seus níveis de glicose no sangue na faixa normal.

Sintomas do início do diabetes tipo 1 em adultos

Quando um adulto é diagnosticado com diabetes, muitas vezes eles são erroneamente informados de que eles têm diabetes tipo 2. Isso ocorre porque pode haver uma falta de compreensão de que o diabetes tipo 1 pode começar em qualquer idade e em pessoas de todas as raças, formas e tamanhos. Pessoas com diabetes tipo 1 que têm glicose elevada no sangue (açúcar no sangue) e fatores de risco clássicos para diabetes tipo 2, como excesso de peso ou fisicamente inativos, são frequentemente diagnosticados erroneamente. Também pode ser complicado porque alguns adultos com diabetes tipo 1 de início recente não estão doentes no início. Seu médico encontra um nível elevado de glicose no sangue em uma visita de rotina e os inicia com dieta, exercícios e medicação oral.

Talvez seja um tipo diferente

Se você ou alguém que você conhece é diagnosticado com diabetes tipo 2, mas não está respondendo bem aos tratamentos típicos para diabetes tipo 2, pode valer a pena uma visita a um endocrinologista para determinar que tipo de diabetes está acontecendo. Geralmente, isso requer testes de anticorpos e, possivelmente, a medição de um nível de peptídeo C.

Diabetes Gestacional

Mulheres com diabetes gestacional muitas vezes não apresentam sintomas, e é por isso que é importante que as mulheres em risco sejam testadas no momento adequado durante a gravidez.

Complicações do Diabetes

Você já foi diagnosticado com diabetes, mas está preocupado com os sintomas que podem ser o resultado de complicações relacionadas ao diabetes?

bottom of page